Inovação e criatividade em sistemas computacionais

Engenheiro especialista em sistemas Web e Android, CSM

Este artigo é o primeiro da série de novos desafios para desenvolvedores Android (e o primeiro artigo do site). Neste artigo, vou abordar superficialmente assuntos importantes no cenário de 2012 para aplicativos e tendências para os próximos anos.

O ambiente Android é um ambiente baseado na linguagem Java e domina o mercado de Smartphones no mundo, atingindo uma parcela de 59% dos smartphones, contra 23% de iOS, entre outros sistemas. Ter um aplicativo Android disponibilizado para o seu serviço deixou de ser um adicional para se tornar uma necessidade, aquecendo o mercado de especialistas em telefonia e TI, como engenheiros e cientistas da computação, técnicos em informática, designers, testers e coordenadores.

Gráfico do market share entre os sistemas operacionais de smart phonesFonte: PC World

Para programar para Android é preciso ter familiaridade com a linguagem Java e com o ambiente Eclipse. No site do Android developer é possível obter as ferramentas para o desenvolvimento, como o SDK e intruções detalhadas do procedimento de instalação. Além disso, o site é um excelente recurso de ajuda para o desenvolvedor e a maior parte das dúvidas pode ser solucionada lendo os guias, a documentação e os tutoriais presentes no site. Uma outra fonte importante é o site de perguntas e respostas stack overflow.

Não entrarei em maiores detalhes sobre o básico do android, como instalação e configuração de ambiente, por estar fora do escopo desse artigo, quem sabe em um próximo. Gostaria de falar sobre as novidades presentes no sistema operacional e as implicações para os desenvolvedores. Recentemente, o Google lançou uma página especial no site do Android Developer falando sobre Design para Android. Por muito tempo, foi aceitável que aplicativos Android tivessem uma UI reduzida, sem efeitos e com poucos detalhes, mas isso não se aplica mais.

Aplicativo People, presente na versão 4.0 do AndroidAplicativo People, listando contatos na versão 4.0 do Android

O sistema Android adotou o tema visual Holo, que podemos conferir na imagem acima. O tema tem um apelo visual muito agradável, conta com efeitos sutis e, o melhor de tudo, já vem preparado para ser utilizado nos seus aplicativos, a apenas alguns cliques de distância! Ele está disponível no SDK nas versões Holo (cinza claro e azul no fundo preto em degradé), bastante usado em aplicativos ligados a configuração do telefone, e Holo Light (preto e azul no fundo cinza claro), usado em aplicativos voltados a um uso maior pelo usuário do aparelho.

Além disso, o Google vem aplicando esse tema para todas as suas aplicações, inclusive aplicações Web como o Gmail e o Google Calendar, ambos inspirados no Holo Light. Para utilizar o tema em seu aplicativo android de versão 3.0 adiante, basta incluir no arquivo Manifest a propriedade android:theme="@android:style/Theme.Holo" ou android:theme="@android:style/Theme.Holo.Light" na tag application. Com isso, seus elementos de layout serão estilizados seguindo os padrõs do tema Holo, conferindo um aspecto mais profissional aos aplicativos e aumentando a identidade deles com a plataforma Android, o que é uma coisa muito positiva por confundir menos os usuários do sistema.

sistemas Android com o look and feel HoloLook and feel da tela inicial de sistemas Android

No próximo artigo da série, abordarei novamente o assunto, com mais detalhes para os elementos visuais que fazem diferença para que uma aplicação ganhe um apelo visual moderno. Para pedidos de artigos em especial, entre em contato!

Desenvolvido por Vítor de Almeida, otimizado para os navegadores Chrome e Firefox
Página construida usando HTML5 e CSS3